Descrição enviada pela equipe de projeto. O protoCAMPO é um pavilhão de madeira totalmente desmontável de 300 m2, instalado no jardim da Villa Medici - Academia Francesa em Roma.
A instalação sobrepõe dois arquétipos da cidade romana: a ágora e a cúpula. A ágora é uma estrutura de madeira de 17mx17m e a cúpula é uma peça inflável de 6m de altura. O ProtoCAMPO é uma nova – e temporária – cúpula no horizonte de Roma.
O protoCAMPO foi construído com elementos de baixa e alta tecnologia. Baixa, pois é montado à mão usando técnicas tradicionais e básicas de carpintaria e marcenaria para construir as peças de madeira pré-fabricadas. Alta na concepção da cúpula inflável que pode ser implementada em menos de uma hora desdobrando uma estrutura de 6 m de diâmetro pesando apenas 300 kg.
O protoCAMPO é um espaço de eventos para a realização de concertos, performances, conferências e projeção como parte da programação cultural da Villa Medicis. O pavilhão acomoda 350 pessoas sob a cúpula permanecendo completamente aberta ao sol e à natureza. Eventos e conferências acontecem na ágora de madeira permitindo que as pessoas se sentem apreciando o ótimo desempenho acústico gerado pelo tecido da cúpula.
A instalação brinca sutilmente com o ritmo do jardim da Villa Medicis emoldurando as vistas dos pinheiros de 200 anos e da histórica edificação. A repetitiva estrutura de madeira ecoa a malha renascentista do jardim, sendo clássica e ousada ao mesmo tempo. O diálogo entre o Pavilhão e a natureza circundante evolui ao longo do dia, brincando com o caminho do sol e o ritmo do jardim.
O protoCAMPO foi co-projetado e construído durante um ano por 44 alunos de marcenaria-carpintaria de uma escola técnica de ensino médio. A parceria permite mostrar o conhecimento de alunos do ensino médio técnico, bem como valorizar seus atributos. Em maio de 2022, os 300 alunos do ensino médio se uniram sob a cúpula para apresentar seus projetos e os resultados do programa pedagógico denominado “residência PRO” que visa unir artesanato e cultura.
O protoCAMPO é um manifesto construído que pertence a uma série de três volumes temporários e totalmente desmontáveis chamados "proto-arquitetura". As "proto-arquiteturas" visam apresentar edificações móveis e flexíveis na sua utilização com uma rápida capacidade de implementação. O protoCAMPO está aberto à visitação como parte do “festival des Cabanes” na Villa Medici. A Villa Medici é uma academia de 350 anos em Roma que recebe artistas para um ano de residência.